Como Funciona?

O que é um Fundo de Índice?

ETF – Exchange Traded Fund

ETF é um fundo de investimento negociado na bolsa de valores que visa refletir as variações e rentabilidade de um índice de referência. Este indicador é utilizado pelo mercado com o objetivo de representar o desempenho de um determinado grupo de ativos e pode retratar, por exemplo, o desempenho médio de um conjunto de ações negociadas em bolsa de valores com determinadas características, tais como: Ibovespa, Dividendos, Small Caps, dentre outros.

Como são negociados?

  • A criação de uma nova cota de ETF demanda o investimento de recursos suficientes para a aquisição de todos os ativos que integrem a Cesta de Integralização, disponibilizada diariamente pelo Administrador no site do ETF.
  • Adicionalmente, o fundo de índice poderá estabelecer uma quantidade mínima de cotas para integralização ou resgate.
  • Desta forma, a criação ou resgate de cotas são realizados, usualmente, por clientes institucionais junto ao Agente Autorizado.
  • No resgate de cotas, conforme o regulamento, poderá ser executado com a entrega de recursos financeiros ou ativos ao investidor.

Por que Investir?

O ETF permite a diversificação dos seus recursos. Ao comprar um ETF você estará investindo em uma carteira de ações que tem como objetivo refletir um determinado índice de mercado. As cotas do ETF são frações de um índice de referência. Ao adquiri-las você estará participando de diferentes empresas do mercado com o baixo custo e em uma única ordem de compra.

A política de investimento do ETF tem como objetivo refletir a performance e variação do índice de referência, dessa forma o fundo investirá em ativos financeiros e títulos e valores mobiliários que componham o índice em qualquer proporção, observado os limites de diversificação e composição da carteira conforme disposto no Regulamento.

Diversificação

O investidor, por meio de um único produto, estará aplicando seus recursos em uma carteira diversificada de empresas.

Transparência

São negociados no mercado de bolsa de valores, com cotação atualizada a partir da oferta e procura pelo fundo de índice.

Eficiência

Investidores devem esperar um retorno próximo ao observado pelo índice de referência do fundo, descontado seus custos.

Acesso ao Mercado

Permite ao investidor acessar a rentabilidade de um conjunto de ativos, por meio de um único produto de investimento.

Para saber mais

Nesta seção, você encontra respostas para as principais dúvidas sobre ETFs, desde como eles funcionam e quais estratégias podem adotar, até formas de acompanhar preços, entender riscos e conhecer os responsáveis pela gestão.

Tudo para ajudar você a investir com mais informação e segurança.

Como os ETFS atingem seus objetivos?

Indexação a um Índice
Um fundo de índice (ETF) se propõe a buscar replicar a carteira de um índice de mercado.
Assim, para atingir o objetivo de manter o máximo de aderência à carteira de ativos do índice, o gestor do ETF buscará construir um portfólio com o máximo de aderência possível àquela carteira.
Como o fundo de índice apresenta fluxos de pagamentos não constantes da carteira do índice, a indexação do fundo ao índice será a máxima possível, mantendo a segurança operacional do produto de investimento.

Resultado
Como resultado do processo de indexação da carteira do ETF ao índice de mercado, espera-se um resultado do fundo de índice próximo ao resultado do índice replicado, considerando os custos envolvidos no processo de gestão do ETF.

Estratégias permitidas pela Regulação

As estratégias permitidas pela Regulação para a constituição de um fundo de índice são aquelas que busquem replicar um índice de mercado.

O Índice replicado deverá observar as características descritas na Instrução CVM 359/2002, entre as quais destacamos.

  • Publicidade da carteira do Índice e frequência de rebalanceamento que viabilize replicação;
  • Objetivo de investimento claro e único;
  • Metodologia com regras predeterminadas e critérios objetivos.
Como acompanhar a evolução do preço do ETF?

A evolução do preço do ETF pode ser acompanhada por meio:

  • Do seu banco ou corretora, onde mantenha a custódia do ativo;
  • Do site do ETF na rede mundial de computadores.
O Administrador/Gestor

A BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. é uma empresa especialista na gestão de recursos de terceiros e na administração dos fundos de investimento dos clientes do Banco do Brasil, distribuídos na maior rede de atendimento bancário do país. A empresa iniciou suas atividades em 1986 e ao longo desses anos passou por mudanças para aperfeiçoar sua estrutura. A BB Asset é líder da indústria nacional de fundos de investimento e carteiras administradas, com patrimônio superior a R$ 1,7 trilhão, conforme ranking da ANBIMA de novembro de 2025.

Clique aqui para saber mais sobre a BB Asset

Fale conosco

Riscos ETF

O ETF é uma opção de investimento que proporciona maior praticidade, rapidez e eficiência no momento de investir, permitindo ao investidor adquirir uma carteira diversificada por meio de um único veículo de investimento. Entretanto, como todo fundo de índice, possui riscos e deve ser avaliado em relação adequação do produto ao perfil e objetivos dos investidores.

Como um produto do mercado de renda variável, o ETF está exposto à variação do preço dos ativos que compõem sua carteira, ao risco de liquidez de suas cotas no mercado secundário de negociações da B3, assim como ao risco de descolamento entre o retorno do FUNDO e o de seu índice de referência.

Antes de investir, leia atentamente e considere todas as outras informações presentes nos documentos aqui referidos, inclusive o Regulamento dos fundos e a Instrução CVM nº 359/2002.

Clique aqui, veja os principais fatores de riscos envolvidos na aplicação em um ETF.

Glossário

Transparência na Distribuição de Produtos de Investimento

A instituição é remunerada pela distribuição dos produtos. Para mais detalhes, consulte aqui o documento.

Acessar documento

Informações Legais

  • Legislação Vigente
  • Tributação
  • Direitos e Responsabilidades
  • Notas e informações legais

Legislação Vigente

  • Instrução CVM 359/2002:
    Dispõe sobre a constituição, a administração e o funcionamento dos Fundos de Índice, com cotas negociáveis em bolsa de valores, ou mercado de balcão organizado.
  • Instrução CVM 441/06:
    Dispõe sobre empréstimo de valores mobiliários por entidades de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários
  • IN Receita Federal do Brasil 1.585/15:
    Dispõe sobre o imposto sobre a renda incidente sobre os rendimentos e ganhos líquidos auferidos nos mercados financeiro e de capitais
  • Resolução Banco Central 4.373/14:
    Dispõe sobre aplicações de investidor não residente no Brasil nos mercados financeiro e de capitais no País e dá outras providências